sábado, 15 de outubro de 2011

Cheiro de Chuva

O pior dos olfatos consegue distinguir quando a chuva se anuncia. Realmente nada consta fora de um padrão. Meu ódio pela chuva era constante. Eu odiava a chuva com todas as minhas forças. Odiava minha meia molhada, odiava as goteiras no meu quarto, odiava minha casa alagando, odiava o ralo entupido e o desespero que sentia para desentupi-lo rápido o suficiente para não inundar minha cozinha toda. Sentia ódio de chuva por ter que molhar minhas roupas e ódio de todo o trânsito que ela provoca. Chuva alaga, chuva destrói, chuva mata, chuva molha, chuva deixa as pessoas em casa, chuva rega as plantas, chuva purifica o ar.

E eu odiava tanto a chuva, que preferia que um ar seco devastador se instalasse na cidade para sempre, só para não chover. Assim as pessoas, as plantas e os animais morreriam. E então, percebi, que chuva é necessária. Que o fato dela me odiar não significa que eu deva odiá-la, pois ela é necessária. E que minhas meias vão ficar molhadas de qualquer jeito, eu vou precisar arrumar algumas telhas e eu vou precisar de um ralo novo. Eu posso ter meias secas, mas não posso me abster da chuva.
Certas coisas merecem o aprendizado de convivência, o costume, a humildade de ceder. Como toda fase boa e má, há coisas na vida que vamos odiar para sempre, há coisas que vamos aprender a nos acostumar. Nem que seja somente o costume com o ódio.
Desde então, a umidade tornou-se em aceitação. O aprendizado foi mais valioso que o costume. Eu ainda não gosto tanto de chuva assim, mas não vou me preocupar mais quando sentir seu cheiro.

3 comentários:

  1. Gostei muito principalmente pela sinceridade e pela simplicidade.
    É engraçado que me fez lembrar do rio, que nos ensina a seguir o curso mesmo com pedras no caminho. Ele não para na pedra, ele simplesmente desvia. É justo que o encontro com a pedra gera algum desconforto, mas isso traz um aprendizado que vai dando forma ao rio durante todo o seu percurso e é nisso que consiste sua beleza.(Era diferente o que eu havia escrito da outra vez, mas a essencia é essa. =)

    ResponderExcluir
  2. ola! ^^

    confesso que nao sou mto fã de chuva ... mas é como vc diz

    "há coisas que vamos aprender a nos acostumar"

    pra tudo ha dois lado (bom e ruim) e ceder de vez enquando ao que nao nos favorece é uma forma de crescer... de maturidade, neh?

    Texto lindo! parabéns!

    e ó só... tem post novo la no meu blog, vou adorar receber sua visita e opinião ... ♥

    bjos

    http://quemerouboudemim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E eu não gostava de sol.. mas por motivos parecidos com o seu hj eu gosto!!

    Que ótimo ter passado aqui...
    Me visite se puder!!
    http://pollyannameudiario.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Olá, deixe um pouco de vc por aqui...