Assumir um erro para o ser humano talvez seja a tarefa mais difícil de ser realizada. Nosso consciente nos engana tentando nos mostrar somente os fatos que provam nossa auto-defesa. Mas quando paramos para analisar todo o conteúdo de uma situação adversa, podemos chegar a uma conclusão contrária: Eu errei. E agora?
Você vai se sentir mal? Vai tentar corrigir a situação? Vai pedir desculpas? E quando nada disso resolver?
Quando nenhuma ajuda vale, nem um pedido de desculpa conta, quando não há nada a se fazer ao não ser chorar o leite derramado?
Já assumir um erro por si só já é uma atitude nobre. Mas nem sempre é reconhecível.
Então criamos motivos para que o erro tenha acontecido, temos a frase "Errar é Humano" tatuada na mente. Sempre buscaremos justificativas para que não sejamos ruins. Porque ninguém, por pior que seja, assumirá que é ruim, e que faz tudo que faz porque é ruim. Ser ruim é prejudicar alguém. Então se assim é feito, você se torna ruim, independentemente do motivo.
Assumir esse grau de defesa é natural, porque queremos viver em harmonia dentro da sociedade, mas o mínimo que podemos fazer perante a um erro é adquirir todo o ensinamento que essa experiência pode passar e ter cautela para que não se repita.
Errar é sim humano, reconhecer o erro é mais humano ainda e aprender com seu erro é divino.
Let's do it.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe um pouco de vc por aqui...