domingo, 5 de fevereiro de 2012

Uma coisa difícil de entender...

Ok, é raro um post sobre RAP por aqui, mas RAP faz parte de mim, então...
Eu não sei qual é o tipo de visão distorcida que as pessoas tem sobre o RAP nacional, mas parece que as pessoas que existem dentro desse meio, fazendo esse meio crescer, precisam ser aprisionadas em estereótipos sociais irrevogáveis.
Isso é complicado de entender, porque, o RAP surgiu como um movimento lá no final dos anos 70, lá pros anos 80 com o Public Enemy e mais um monte de grupos que tomaram a voz do povo pobre, negro, oprimido, desrespeitado. No Brasil isso se consagrou mais pro meio dos anos 80 e até o final dos anos 90 começo dos anos 2000. Quero dizer, até hoje o RAP é um movimento. Que eu apoio e muito. Foi no começo dessa década finalzinho da anterior que começamos a falar de outros assuntos e tudo o mais, e o underground se fez mais presente. Não vou nem falar disso que a mídia comprou e quer chamar de RAP, to falando do RAP que eu e você conhecemos.


Apesar desse cenário ter mudado e até que rapidamente, parecem que muitos dos militantes, ouvintes e cantores não concordam com essa mudança grotesca. Do tipo, o RAP ter saído da favela e ter chego nos bairros de classe alta.
Daí fica a minha questão, eu moro na Casa Verde, eu não nasci na favela, eu nasci e cresci no bairro que vivo até hoje. E eu escutei e escuto muita música. Conheço muitos rappers que não são do gueto e tem muitos, principalmente eu, que tiveram uma vida muito boa, com tudo do bom e do melhor, que produzem um som muito bom, cantam muito bem, escrevem muito bem e tem idéias que são muito ricas culturalmente e a nível de conhecimento geral. A questão na real é: Por que é que o RAP tem que ficar só na favela?
Por que é que o RAP até hoje quando chega em algum lugar que não é a periferia ainda espanta tanta gente? Por que é que um rico não pode escutar RAP?


Fico dissertando sobre esses pensamentos tão retrógrados, cheios de preconceitos e limitações e chego à mais simples conclusão de que TODOS devem ouvir RAP! Principalmente o RAP informativo. O RAP que espalha conhecimento, informação. Porque eu, há, meu pai não queria nem que eu colasse um pouco na rua de trás porque tinha gente mais pobre que a gente. E se não fosse o RAP eu nem saberia como essas pessoas vivem nessa situação. E se não fosse o RAP eu poderia viver com a minha mente cheia de barreiras e preconceitos. Direitista, sem conhecimento cultural de raíz e tudo o mais.
Quando me falam: "Você é patricinha, não deveria ouvir/cantar RAP". Mas o fato de eu não ser da favela já não é uma vitória pro RAP? Não é um merecimento a mais? Mais uma pessoa conscientizada, justamente aqueles que devem ser conscientizados. E aquilo que eu conheço e penso e posso passar a todos, acrescentando de alguma forma os pensamentos e conceitos de alguém, ao invés de ficarem presos apenas no meu blog ou nos textos escritos no meu caderno. Isso não é bom? Isso é ótimo!


Se eu não ouvisse RAP e só engolisse o lixo que as rádios jogam no meu ouvido, com certeza eu não teria o contato que eu tenho com as pessoas maravilhosas que eu conheço. Não to nem falando do quesito eu ser ou não patricinha, só eu sei as dificuldades que eu passo todos os dias para descolar um salário fixo. Então calem a boca que vocês não vivem um quadrigésimo da minha vida para me rotular. Então, continuando o raciocínio central, quanto mais gente ouvir RAP melhor, quanto mais pessoas conhecerem RAP melhor ainda, quando TODOS estiverem ouvindo RAP, dai então, o mundo vai melhorar e muito.
Esse estilo de vida me formou como pessoa, consolidou meu caráter e abriu minha mente para o mundo. Eu só tenho a agradecer por te-lo conhecido e não ser mais um fantoche do sistema. Vamos espalhar o RAP por toda a Terra?

Um comentário:

  1. é Issa... mais uma vez eu tenho que concordar com vc qdo diz que nao é facil entender as contrariedades do rap, porem pela primeira vez discordo qdo diz que todos deviam ouvir rap... acho que o ponto é que todos deveriam entender e respeitar o rap isso sim... mas importante de que as pessoas apoiarem uma ideia so pq ouviu uma musica que fez sentido ou foi a um show bacana é essa pessoa entender o porque daquela manifestação e msm que nao comprem cds ou apõem respeite e entenda eu tbm nao consigo enteder pq alguem da classe alta nao pode se envolver com rap acreditar e lutar por ele.. assim como tambem nao entendo pq os estilos musicais nao podem se misturar ou pq cantores de rap que deveriam mandar mensagens positivas e de realidade perdem tempo criticando os próprios cantores de rap... nao entendo pq ainda que as mulheres venham tomando espaço no cenario do rap nacional eu continue contando nos dedos e ainda me sobrem dedos qtas realmente cantam rap... esse rap ai que vc diz que conhecemos e nao esse que so tem a intenção de fazerem lucro.
    a verdade é que acreditamos num movimento que nasceu por motivos nobres e que ao passar do tempo nao evoluiu... existem tantos talentos vindo de onde nao se tem oportunidade, tem tantas historias de superação e de exemplo... projetos culturais... sou a favor da midia pra divulgação de tudo isso... sou a favor de parcerias musicais bem ecléticas como fazem com outros estilos e a favor de que todos que entenderem a verdadeira intenção desse movimento se junte a ele... sou a favor de um movimento transparente onde o que se fala em cima do palco seja fato, onde cada um cuide da sua vida do seu trabalho e o que o outro faz nao seja tao importante qto a sua vontade de querer mudar o mundo.
    bom... escrevi d+ pra um comentario... mas essa é um pouco da minha opniao talvez leiga sobre o assunto, visto que minha historia com o movimento nao tenha rendido tanto qto o que eu esperava...#maisoumenosporai!

    ResponderExcluir

Olá, deixe um pouco de vc por aqui...